Acerca de mim

A minha foto
Odivelas/Lisboa, Portugal
Nasci em Lisboa,mas morei em Moçambique,passando pela Africa do sul,Rodésia,actual Zimbabwe,e Brasil. No ultimo,tirei um curso completo de Florais de Bach,ha cerca de 20 anos atrás e um de cristais,mas actualmente não utilizo os cristais como tratamentos. Nestas areas as minhas certificações são: Terapeuta de Shiatsu,Moxabustão,Kinesiologia,Florais de Bach,Velas Hopi,Massagem Tailandesa, Reflexologia Podal,Seitai e Zen Shiatsu integrado. Faço testes de Acupunctura Ryoduraku. Dou consultas e tratamentos. Podem contactar-me pelo telm 91 481 35 80, ou pelo email: pyramidal@hotmail.com.,preferencialmente, e apenas se estiverem interessados em tratamentos e massagens terapeuticas.--------------------------- 1ª Consulta de Shiatsu---30€ Massagem Shiatsu ,aproximadamente 60 minutos----30€ Tratamentos com Shiatsu------25€

domingo, 31 de maio de 2009

Reflexologia


A Reflexologia oriental é uma massagem terapeutica, aplicada nos pés, extremamente eficaz em algumas patologias, e que pode ser utilizada de forma preventiva, na manutenção do estado de saúde.
A Reflexologia baseia-se numa teoria amplamente comprovada, que existem micro-conecções nervosas e linfáticas entre muitos pontos específicos do corpo. As áreas onde se localizam esses pontos são conhecidas por “zonas microreflexas”.
Mediante a estimulação dos pontos reflexos, a funcionalidade do órgão ou estrutura reflexa, modifica-se.
O objectivo da reflexologia é obter uma resposta saudável dos órgãos, sistemas ou estruturas através da estimulação aplicada aos seus correspondentes microreflexos; estabelecendo o equilíbrio natural da energia e a harmonia de todo o organismo.
Trata-se de uma técnica curativa holística, ou seja, trata o paciente como um todo, constituido por corpo, mente e espírito.

domingo, 24 de maio de 2009

JARDIM-ZEN


Faço Jardins -Zen Personalizados,com as pedras que desejar.e como desejar.
Para isso basta fazer o seu pedido.
Desde 15€ a 30€

sábado, 23 de maio de 2009

Insónia







Aconselho:






Durante 3 minutos fazer uma pressão contínua com a polpa do polegar sobre o ponto 7 do meridiano do coração no pulso esquerdo,passando depois para o pulso direito.



Em Seguida,usar a unha do polegar para pressionar,continuamente e durante 3 minutos,o ponto 3 do meridiano do fígado ( os dois pontos devem ser tratados em simultaneo).



Como terapia adicional,todos os insones devem,antes de deitar,pressionar durante 3 minutos,cerca de 2,5 cm atrás do lóbulo das orelhas,usando os dedos médios.






Por exemplo,no que se refere à alimentação,deve se começar um tratamento de dieta durante 10 dias de arroz integral,entrando depois para uma alimentação naturalista comum.




Ainda sobre as insónias,também alem dos tratamentos de shiatsu,há a Cromoterapia,que neste caso deve se mentalizar uma luz violeta metálica,viva e pulsante,que lhe envolve a cabeça e se irradia por todo o cérebro.Deve se usar a cor azul e evitar a cor vermelha.




Musicas de Chopin à noite,também é um optimo relaxante.Para quem não conhece os pontos dos meridianos para as insónias deixo aqui umas ilustrações.



As melhoras








sábado, 16 de maio de 2009

SOBREVIVENCIA

http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte

Obrigada Manuela.

Nos tempos de crise dá que pensar este filme.

Pensamento do dia..

Conselho de um amigo meu,enviado por mail.Obrigada Didier.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A evolução do tratamento da depressão


A evolução do tratamento da depressão
No começo desse século, as pessoas com doença mental eram tratadas com cânfora e chamadas de “lunáticas”.
Nesse século, a cânfora era usada para induzir convulsões, pois acreditava-se que a convulsão melhoraria o quadro clínico dos doentes mentais. Em 1785, foi veiculado um artigo na publicação médica London Medical Journal sobre uma “mania” que havia melhorado com convulsões induzidas.
Em 1831, os relatos de Michel Faraday apontaram para a possibilidade de converter campos magnéticos em energia elétrica e vice-versa. E em 1896 o médico e físico D´Arsonval fez a primeira estimulação magnética do sistema nervoso. Ele relatou que a pessoa, quando submetida ao campo magnético, via “flashes de luz” – na verdade era a retina que estava sendo estimulada, e os “flashes” eram fosfenos.
Até a década de 1930, as possibilidades de tratamento para pessoas com doença mental eram muito limitadas - a maioria dos pacientes era sedada e vigiada. Existiam apenas alguns tratamentos como os rudimentares eletrochoques Ainda se acreditava que a indução de convulsões seria a solução para o problema. Surgiu um novo indutor, o pentilenetetrazol, mais solúvel e rápido que a cânfora. Como este novo indutor causava muitos efeitos colaterais, pesquisadores italianos procuraram alternativas. Dentre eles estava Von Schilf, foi ele quem sugeriu a idéia de produzir convulsões através de estimulações elétricas. Em abril de 1938 foi feito o primeiro tratamento através de estimulação elétrica em seres humanos. O sucesso da experiência fez com que a técnica fosse difundida e amplamente usada.
Foi nesta década que surgiram os antidepressivos, drogas para o tratamento farmacológico da depressão. O uso do eletrochoque começou a diminuir, e este tipo de tratamento foi adquirindo a imagem de desumano, cruel e invasivo. Por muito tempo, o desejo no meio médico era que as drogas substituíssem totalmente o eletrochoque, o que acabou não acontecendo.
O uso de eletrochoque (ECT) evoluiu nesta década. As aplicações passaram a ser acompanhadas de anestesia, monitoramento eletroencefalográfico da convulsão e oxigenação, entre outros procedimentos que diminuíam os riscos e as dores. O tratamento continuou com uma imagem ruim, mas sua eficácia é inquestionável.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Sheffield (Inglaterra) conseguiu fazer a primeira estimulação magnética no córtex motor. Eles relataram a ausência de dor ou desconforto, recorrentes nas aplicações de eletrochoque.
O ano de 1992 foi importante para a pesquisa da estimulação magnética. Foi quando um pesquisador na Cracóvia (Polônia) publicou um trabalho questionando a necessidade da convulsão para que o eletrochoque tivesse fins terapêuticos. Neste mesmo ano, o professor Pascual-Leone usou a estimulação magnética em pacientes com mal de Parkinson. Ele observou que alguns dos pacientes, os que também tinham depressão, melhoraram de humor. Então a Estimução Magnética Transcraniana (EMT) começou a ser usada no tratamento de transtornos psiquiátricos.
Apesar do preconceito, a eficácia do eletrochoque é inquestionável. Nos Estados Unidos, estima-se que 50 mil pessoas recebam o ECT por ano. A EMT vem sendo usada principalmente para diagnósticos, pesquisa e no tratamento da depressao. O interesse de seu uso no tratamento de outros transtornos psiquiátricos é crescente.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ganesha: Senhor de Sucesso

Ganesha - o deus elefante-cavalgando um rato - tornou-se um dos mnemonics comum para qualquer coisa associada com hinduísmo. This not only suggests the importance of Ganesha, but also shows how popular and pervasive this deity is in the minds of the masses. Isto não só sugere a importância de Ganesha, mas também mostra o quão popular e difundida esta divindade está nas mentes das massas.
The Lord of Success O Senhor de Sucesso The son of Shiva and Parvati, Ganesha has an elephantine countenance with a curved trunk and big ears, and a huge pot-bellied body of a human being. O filho de Shiva e Parvati, Ganesha tem um semblante elefântico curvo com um tronco e orelhas grandes, e um enorme barrigudo corpo de um ser humano. He is the Lord of success and destroyer of evils and obstacles. Ele é o Senhor de sucesso e destruidor dos males e obstáculos. He is also worshipped as the god of education, knowledge, wisdom and wealth. Ele também é venerado como o deus da educação, conhecimento, sabedoria e riqueza. In fact, Ganesha is one of the five prime Hindu deities (Brahma, Vishnu, Shiva and Durga being the other four) whose idolatry is glorified as the panchayatana puja . Na verdade, Ganesha é uma das cinco prime hindu divindades (Brahma, Vishnu, Shiva e Durga sendo as outras quatro), cuja idolatria é glorificado como o panchayatana puja.
Significance of the Ganesha Form Significância do Ganesha Forma Ganesha's head symbolizes the Atman or the soul, which is the ultimate supreme reality of human existence, and his human body signifies Maya or the earthly existence of human beings. Ganesha cabeça simboliza o Atman ou a alma, que é a derradeira realidade suprema da existência humana, e seu corpo humano significa Maya ou a existência terrena dos seres humanos. The elephant head denotes wisdom and its trunk represents
Om , the sound symbol of cosmic reality. O elefante cabeça denota sabedoria e seu tronco representa Om, o som símbolo da realidade cósmica. In his upper right hand Ganesha holds a goad, which helps him propel mankind forward on the eternal path and remove obstacles from the way. Na sua parte superior do lado direito Ganesha detém uma aguilhoada, que lhe ajuda a impulsionar a humanidade para a frente no caminho eterno e eliminar os obstáculos do caminho. The noose in Ganesha's left hand is a gentle implement to capture all difficulties. A noose Ganesha na mão esquerda é um gentil implementar para capturar todas as dificuldades.
The broken tusk that Ganesha holds like a pen in his lower right hand is a symbol of sacrifice, which he broke for writing the
Mahabharata . The rosary in his other hand suggests that the pursuit of knowledge should be continuous. As trincas bolota que Ganesha detém como uma caneta em sua mão direita inferior é um símbolo de sacrifício, que ele partiu para escrever o Mahabharata. O rosário em sua outra mão sugere que a busca do conhecimento deve ser contínuo. The laddoo (sweet) he holds in his trunk indicates that one must discover the sweetness of the Atman . O laddoo (doce), ele mantém em seu tronco, indica que um deve descobrir a doçura do Atman. His fan-like ears convey that he is all ears to our petition. Seu fã-como transmitir orelhas que ele é todo ouvidos para a nossa petição. The snake that runs round his waist represents energy in all forms. A cobra que executa a sua volta da cintura representa energia em todas as formas. And he is humble enough to ride the lowest of creatures, a mouse. E ele é humilde o suficiente para montar a menor das criaturas, um rato.
How Ganesha Got His Head Como Ganesha tem seu chefe The story of the birth of this zoomorphic deity, as depicted in the Shiva Purana , goes like this: Once goddess Parvati, while bathing, created a boy out of the dirt of her body and assigned him the task of guarding the entrance to her bathroom. A história do nascimento deste zoomórficas divindade, como demonstrado no Shiva Purana, vai como esta: Depois deusa Parvati, enquanto toma banho, criou um garoto do sujeira do seu corpo e atribuiu-lhe a tarefa de vigiar a entrada para o seu banheiro . When Shiva, her husband returned, he was surprised to find a stranger denying him access, and struck off the boy's head in rage. Quando Shiva, seu marido retornou, ele ficou surpreso ao encontrar um estranho negando-lhe o acesso, e atingiu a cabeça de fora o menino na raiva. Parvati broke down in utter grief and to soothe her, Shiva sent out his squad ( gana ) to fetch the head of any sleeping being who was facing the north. Parvati avariou em utter aliviar a dor e ela, Shiva enviou seu esquadrão (Gana) para buscar o chefe de qualquer dormir sendo que estava de frente para o norte. The company found a sleeping elephant and brought back its severed head, which was then attached to the body of the boy. A empresa encontrou um elefante dormindo e trouxe de volta a sua cabeça cortada, o que foi, então, anexada ao corpo do menino. Shiva restored its life and made him the leader ( pati ) of his troops. Shiva restaurou a sua vida e fez dele o líder (PATI), de suas tropas. Hence his name 'Ganapati'. Daí o seu nome 'Ganapati'. Shiva also bestowed a boon that people would worship him and invoke his name before undertaking any venture. Shiva também agraciado um povo alegre que ele iria adorar e invocar o seu nome antes de qualquer empreendimento.
However, there's another less popular story of his origin, found in the Brahma Vaivarta Purana : Shiva asked Parvati to observe the punyaka vrata for a year to appease Vishnu in order to have a son. No entanto, há uma outra menos populares história de sua origem, encontrados na Vaivarta Brahma Purana: Shiva Parvati pediu para observar o punyaka vrata de um ano para apaziguar Vishnu, a fim de ter um filho. When a son was born to her, all the
gods and goddesses assembled to rejoice on its birth. Quando um filho nasceu com ela, todos os deuses e deusas montados para alegrar sobre o seu nascimento. Lord Shani, the son of Surya (Sun-God), was also present but he refused to look at the infant. Shani Senhor, o filho de Surya (Sol-Deus), também esteve presente, mas ele se recusou a olhar para o bebé. Perturbed at this behaviour, Parvati asked him the reason, and Shani replied that his looking at baby would harm the newborn. However, on Parvati's insistence when Shani eyed the baby, the child's head was severed instantly. Perturba a este comportamento, Parvati lhe perguntou o motivo, e Shani respondeu que seu bebê olhando para lesar o recém-nascido. No entanto, a insistência do Parvati quando Shani olhos do bebê, a criança da cabeça foi cortada instantaneamente. All the gods started to bemoan, whereupon Vishnu hurried to the bank of river Pushpabhadra and brought back the head of a young elephant, and joined it to the baby's body, thus reviving it. Todos os deuses começaram a chorar, ficando Vishnu apressado para o banco de rio Pushpabhadra e trouxe de volta à cabeça de um jovem elefante, e juntou-a ao corpo do bebê, assim reviver-lo.
Ganesha, the Destroyer of Pride Ganesha, o destruidor da Pride Ganesha is also the destroyer of vanity, selfishness and pride. Ganesha também é o destruidor da vaidade, egoísmo e orgulho. He is the personification of material universe in all its various magnificent manifestations. Ele é a personificação do universo material em todas as suas diversas manifestações magnífico. "All Hindus worship Ganesha regardless of their sectarian belief," says DN Singh in A Study of Hinduism . "Todos os hindus adoram Ganesha, independentemente da sua crença sectária", diz Singh DN num estudo do hinduísmo. "He is both the beginning of the religion and the meeting ground for all Hindus." "Ele é tanto o início da religião e de terreno para a reunião todos os hindus".
Ganesh Chaturthi Ganesh Chaturthi The devotees of Ganesha are known as 'Ganapatyas', and the festival to celebrate and glorify him is called
Ganesh Chaturthi . Os devotos de Ganesha são conhecidos como 'Ganapatyas', e do festival para celebrar e glorificar ele é chamado Ganesh Chaturthi.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dores de Cabeça


Vou continuar com o DO-IN:


Esta forma de terapia sempre produz efeitos imediatos.Como atitude inicial básica,exercer uma pressãon continua com a polpa dos polegares sobre ambos os pontos 20 do meridiano da vesicula biliar-colocando um dedo em cada ponto,simultaneamente,por 3 minutos mais ou menos.

Durante o tratamento,o paciente deve manter um ritmo lento e profundo de respiração.

A pressão contínua com a polpa do polegar direito sobre o lado esquerdo do ponto 4 do meridiano do intestino grosso também é eficaz.

Depois de 5 minutos de pressão,repetir a pressão invertendo o lado da aplicação.

Recomendo também uma massagem circular com o polegar direito,no sentido horário na região das sobrancelhas,que deve ser feita durante 5 ou 10 minutos ininterruptos.

Quando a dor é de origem hepática,como uma intoxicação por exemplo,deve se pressionar simulçtaneamente os pontos 4 do meridiano do figado durante 5 minutos.


O ponto 6 do meridiano de circulação-sexualidade,os pontos 1,3 e 23 do triplo aquecedor,os pontos 1,7,8,9,14,15,18,19 e 44 da vesicula biliar,os pontos 4 e 9 do intestino delgado,o ponto 1 do baço pancreas,os pontos 40 e 60 da bexiga,os pontos 2 e 8 do estomago,e finalmente os pontos 2 e 5 do meridiano do coração também oferecem bons resultados.


As Melhoras

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fobias e Panicos....



Este texto não é meu.mas achei por bem partilhar.




1.Terapia de Regressão

É uma técnica que permite encontrar no Inconsciente do paciente, uma ou mais situações do seu passado onde originou-se a Fobia ou o Pânico. Tudo tem uma causa e tenho encontrado, através das regressões, a explicação do porquê daquela pessoa não poder ficar em um lugar fechado, não poder entrar no mar, na piscina, não sentir-se bem em lugares públicos, em lugares altos, não conseguir dirigir automóvel, etc. Em alguma ocasião de seu passado, geralmente em uma outra encarnação, algo aconteceu de trágico, de dramático, e isso ficou marcado no seu Inconsciente. Naquela ocasião, a pessoa sabia o que estava acontecendo, mas em outra encarnação, ao deparar-se com uma situação semelhante, é como se aquela situação do passado entrasse em ação, e ele sente-se como se estivesse lá, como se aquilo ainda estivesse acontecendo, e sente um medo terrível, seu coração dispara, tem suores, parece que vai desmaiar, ou morrer! Se tem uma causa evidente, chama-se Fobia; se não tem, chama-se Transtorno do Pânico.
A Psiquiatria, por ainda ser adepta da linha organicista da Medicina Moderna, que acredita que a causa tem de estar no cérebro, e, nele, no desequilíbrio dos neurotransmissores, e por não lidar com a Reencarnação, utiliza os medicamentos psicotrópicos, principalmente os chamados antidepressivos e os ansiolíticos, que, efetivamente, proporcionam um alívio para os sintomas dos pacientes, mas não os curam. E por quê não curam? Porque não atingem a causa, que está escondida no Inconsciente. O que consegue alcançar a causa, a origem dos sintomas? A Terapia de Regressão.
Cada terapeuta de regressão utiliza uma técnica própria. Eu aprendi o método Perez, ensinado pela Dra. Maria Julia Prietto Perez, mas desde o início de minha prática desenvolvi um método próprio, que vim aperfeiçoando com o tempo, e que venho ensinando aos alunos do meu Curso de Formação em Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão. Ele consiste, basicamente, em promover um relaxamento profundo do paciente e um incentivo à sua expansão da consciência, o que faz com que o Guia Espiritual daquela pessoa possa atuar, levando-a à situação de passado que causa os sintomas fóbicos ou do pânico. Temos o cuidado de não atrapalhar o trabalho daquele Ser Espiritual, falando muito pouco, interferindo o mínimo possível, mais comumente apenas incentivando, de vez em quando, a pessoa a prosseguir o seu relato. Não conduzimos a regressão, não levamos a pessoa à infância ou a alguma encarnação passada, não fazemos o retorno gradual, pelo contrário, procuramos nos colocar apenas no lugar de auxiliares do Mundo Espiritual naquele trabalho, evitando a prepotência, a vaidade, encontrada em alguns terapeutas de regressão.
Com o relaxamento e a expansão da consciência, a pessoa vai para a situação originária dos sintomas e aquilo não é vivido como algo passado e, sim, como um fato presente. Por exemplo, se a explicação para uma fobia de lugares fechados é ter estado muito tempo, ou até morrer, preso em uma cadeia, a pessoa
regredida sente-se lá, apático, deprimido, ou desesperado, angustiado, e a nossa (pouca) interferência é incentivar eventualmente a continuar seu relato, pois sabemos que aquilo já passou, embora muitas vezes o paciente afirme que nunca saiu de lá... Depois de algum tempo, ele se vê saindo da cadeia, ou porque foi solto, ou após morrer, e levamos a revivência até o seu desencarne, e incentivamos a continuar nos contando o que está acontecendo, a subida para o Plano Astral, freqüentemente um atendimento espiritual, a sua melhora psicológica, até percebermos que já está se sentindo bem, que a tristeza, a apatia, o medo, a angústia, etc., já passaram, e aí então vamos encaminhando a regressão para seu final, dizendo ao paciente que já pode, então, relaxar, que está tudo bem, pode descansar, que outro dia poderemos ver mais coisas do seu passado, se for necessário, e o deixamos mais algum tempo aproveitando esse contato, essa sintonia com a Luz. O que aconteceu? O paciente encontrou a situação originária de seus sintomas atuais pois aquela situação ainda estava ativa em seu Inconsciente, e através do seu relato até o final da situação, até o desencarne, até subir para a Luz, até estar sentindo-se bem, foi cortada a sintonia que ainda mantinha com aquela situação traumática. A partir daí, tendo desfeito aquele “nó” de seu Inconsciente, e entendendo de onde vinha a sua fobia, os sintomas vão desaparecendo até sumirem. Tenho centenas de curas de fobias e pânico com a técnica da regressão.
Mas quero ressaltar a importância de levar o relato do paciente até o seu desencarne, até subir para o Plano Astral, até referir estar sentindo-se bem. Por quê isso é tão importante? Porque onde termina a regressão, a pessoa fica sintonizada, então por quê deixar uma pessoa sintonizada naquela encarnação onde aconteceu o fato traumático, logo após ele terminar, ou no momento de sua morte naquela vida, se percebemos inúmeras vezes que, mesmo após a morte do corpo físico, o Espírito continua sentindo os sintomas de tristeza, de medo, de angústia, as dores que sentia antes, etc., etc? Não basta morrer para tudo terminar, nada mais sentir, o que recebemos de informação nas regressões é que, mesmo depois que o Espírito sobe para o Plano Astral, mesmo depois de um certo tempo de atendimento lá, muitas vezes ainda sente o medo, a tristeza, a angústia, saudade, etc. Então, o que estamos fazendo é uma regressão completa e não apenas até o fim do fato traumático do passado. E quero pedir aos terapeutas de regressão que estiverem lendo o que escrevo que tentem essa maneira e terão a comprovação do que estou afirmando. Levem o seu paciente até o momento do desencarne e continuem incentivando-o a continuar seu relato, com perguntas como: “E depois que o corpo morre, o que tu fazes?”, “Sim, continue, teu corpo morre... o que acontece?,“E depois que tu sai do corpo... pra onde tu vai?”. A pessoa continua contando, mas, muitas vezes não sobe, fica aqui na Terra, aí continuamos incentivando-o a continuar seu relato, até subir. Outras vezes, vai para o Umbral, e fazemos a mesma coisa, claro que aí vai demorar mais tempo essa regressão... Mas é importante continuar o relato até subir para a Luz. Se encerrar quando ainda estava aqui na Terra, esse paciente voltará na próxima consulta dizendo que está sentindo-se meio perdido, sem rumo, sentindo-se sozinho... Se terminar a regressão com o paciente no Umbral, vai voltar com a queixa de uma terrível depressão, angústia, um medo vago, que está sentindo-se muito mal... Onde termina a regressão, o paciente fica sintonizado! Por isso é tão importante encerrar a sessão de regressão com o paciente lá em cima, na Luz.
A Agorafobia, fobia de lugares amplos, abertos, tem sua explicação geralmente numa situação de outra encarnação em que aquela pessoa foi executada em uma praça pública, um enforcamento, guilhotina ou fogueira. Quando, hoje em dia, ela vai a uma praça, um shopping, um estádio de futebol, um comício, etc., faz uma regressão espontânea e retorna para aquela situação do passado, e aí ela não está mais aqui, ela está lá, em pânico, o coração disparado, suando, tremendo! E isso pode curar com antidepressivo e ansiolíticos? Não, pode apenas amenizar, mas curar mesmo, é com a volta àquela situação, relembrar que já passou, já terminou, cortar a sintonia. É uma cura rápida e eficaz. Tenho centenas de pacientes para confirmar o que estou dizendo.
E a fobia de água? Agora vocês que estão lendo já sabem de onde vem... Um afogamento, um navio que virou, algo por aí...
O Transtorno do Pânico, em que o paciente sente esses sintomas mas não associa uma situação que a provoca, sempre encontra sua explicação na regressão. Pode ser uma guerra, uma batalha, uma situação perigosa, situações de outras encarnações ainda vivas em seu Inconsciente, desativadas pela Terapia de Regressão. Em outra ocasião vou falar sobre a Paranóia que, freqüentemente, encontra sua explicação em uma encarnação passada, perseguições políticas, inimizades, inimigos tramando, que, quando a pessoa estava lá, sabia o que estava acontecendo; aquilo fica vivo em seu Inconsciente e hoje em dia ela acredita estar sendo vigiando, estão tramando contra ela, querendo lhe prejudicar... Isso tudo está acontecendo em seu Inconsciente e pode ser desativado através da regressão. Sem falar, claro, da presença dos Espíritos obsessores que podem estar lhe afetando, mas isso deve ser tratado em Centro Espírita, de forma gratuita.
Em todos os pacientes com queixas de Fobia ou Pânico realizo uma ou mais regressões, em média, 3 ou 4 sessões, com intervalo de 20-30 dias entre elas. Em cada sessão, a pessoa retorna para uma ou duas encarnações, para situações traumáticas às quais ainda está sintonizado, como se ainda estivesse lá, a origem dos sintomas que sente na vida atual. Como o tempo não existe, acredito que todo nosso passado está acontecendo em nosso Inconsciente, não como passado, mas como presente. As pessoas, em regressão, não falam no passado, falam no presente. Por exemplo, ninguém me relata: “Estou vendo que estive preso numa cadeia até morrer...” ou “Estou vendo que morri afogado...”. A pessoa regredida diz: “Estou preso numa cadeia...” ou “Estou me afogando! Tá me faltando o ar... vou morrer...” E se eu pergunto à pessoa presa quando ou como vai sair dali, é freqüente me dizer: “Eu não vou sair...” ou então “Acho que vou ficar aqui até morrer...”
Então, todo nosso “passado” está acontecendo no nosso Inconsciente, mas todos nós estamos sintonizados nos “piores momentos” e é daí que vem os sintomas das fobias, do transtorno do pânico, das depressões graves, das dores sem diagnóstico (inclusive tenho vários casos curados de Fibromialgia), de sentimentos profundos de abandono, de sentimento de inferioridade, raiva em controle, etc. Com a técnica que utilizamos, que é de promover um relaxamento profundo do paciente e incentivá-lo a realizar uma expansão da consciência, sem hipnose, o seu Guia Espiritual leva-o à situações traumáticas que está sintonizado, originárias dos sintomas psicopatológicos atuais. Como falei na 1ª parte desse artigo, revendo toda a situação, desde o momento que acessa, até o final, até o desencarne naquela encarnação, até subir para o Plano Astral, até me referir estar sentindo-se muito bem, é cortada aquela sintonia, e os sintomas vão desaparecendo, gradativamente, até sumirem completamente. Claro que a situação traumática continua no seu Inconsciente, mas a sintonia foi cortada e os sintomas desaparecem!
Um dos entraves para que a Psiquiatria e a Psicologia acreditem na Terapia de Regressão é que ela lida com a Reencarnação, e essas instituições oficiais não lidam com esse conceito. O por quê da Psiquiatria e da Psicologia oficial não lidar com a Reencarnação deve-se à ação do Imperador Justiniano no ano 553 d.C. de conclamar o Concílio de Constantinopla, convidando apenas os bispos do oriente (não-reencarnacionistas), e decretando que Reencarnação não existe, influenciado por sua esposa Teodora, ex-cortesã, filha de um guardador de ursos do anfiteatro de Bizâncio, que para libertar-se de seu passado mandou matar antigas colegas e para não sofrer as conseqüências dessa ordem cruel em uma outra vida como preconiza a lei do Karma, empenhou-se em suprimir a Doutrina da Reencarnação. Esse Concílio não passou de um encontro que excomungou e maldisse a doutrina da preexistência da alma, com protestos do Papa Virgílio, seqüestrado e mantido prisioneiro de Justiniano por 8 anos por ter-se recusado a participar desse Concílio! Dos 165 bispos presentes, 159 eram da Igreja oriental, e tal fato garantiu a Justiniano os votos de que precisava para decretar que Reencarnação não existe. E assim a Igreja Católica tornou-se uma igreja não-reencarnacionista e, mais tarde, as suas dissidências também levaram consigo esse dogma. Com o predomínio, no ocidente, dessas igrejas não-reencarnacionistas, criou-se no Consciente Coletivo ocidental a idéia de que Reencarnação não existe, dentro do que formou-se a Psicologia e a Psiquiatria, que também não lidam com a Reencarnação. Outros motivos que levaram a Igreja Católica a decidir que Reencarnação não existe, de dominação, ameaças, evolução espiritual apenas possível passando pelos representantes de Deus, ganhos materiais, etc., vou deixar a cargo dos leitores estudarem por si.
Isso representou um dos maiores atrasos da história da humanidade, que até hoje reflete-se, pois temos uma Psicologia e uma Psiquiatria que limitam-se apenas à vida atual, ignorando todo um material de estudo e análise, do nosso passado, escondido em nosso Inconsciente. E é aí que estamos entrando, seguindo a orientação do Dr. Freud. Entrando no Inconsciente das pessoas alcança-se a Reencarnação. Isso é religião? Não, isso é pesquisa científica, isso é a emergência de uma nova Psicologia e uma nova Psiquiatria.
O fato da Psiquiatria e da Psicologia não lidarem com a Reencarnação faz com que grande parte dos seus seguidores não trabalhem coma Terapia de Regressão, preferindo utilizar técnicas psicoterápicas trabalhosas, demoradas e de resultado pequeno, ou a utilização de psicotrópicos paliativos, quando poderiam curar seus pacientes rapidamente com algumas sessões de regressão. Mas em todo o mundo, cada vez mais, essa técnica vem sendo utilizada e em algumas décadas ela será de uso generalizado.
Eu associo sempre as essências florais no tratamento dos pacientes com fobia ou pânico. Vou citar aqui algumas delas:

* Aspen (Bach) – para os temores de origem vaga, inexplicáveis, pressentimentos, presságios, ansiedade e até pavor sem motivo aparente, expectativa de algo ruim. Essa essência floral é muito indicada em médiuns que captam pensamentos e sentimentos dos outros e, também, pressentem algo futuro (associar Yarrow). É similar à Passiflora de Minas. Muitas vezes, fatos de outras encarnações, que estão acontecendo no Inconsciente, afloram sob a forma de sensações inexplicáveis, medos sem causa, como por exemplo, de que algo ruim vai acontecer.
* Rock Rose (Bach) – para o estado de terror, pânico, medo paralisante. Medo de morrer. Essência floral para as fobias em geral, de lugares fechados, de altura, de dirigir, agorafobia, etc., que em mais de 90% dos casos são ressonâncias de fatos traumáticos de encarnações passadas, por isso é obrigatória a Terapia de Regressão. Pânico por pesadelos em crianças (Obs.- descartar presença de obsessores). Crise de asma com pânico (Obs.- freqüentemente a asma é originária de uma morte traumática em alguma encarnação passada, como afogamento, enforcamento, etc. e/ou asfixia intrauterina ou no momento do parto). É uma das 5 essências que compõem o Rescue, o emergencial de Bach, juntamente com Star of Bethlehem, Cherry Plum, Impatiens e Clematis.
* Impatiens (Bach) – as pessoas que sofrem de fobia e transtorno do pânico sentem muita angústia, sempre pensando no que vai acontecer, quando isso irá passar (usar White Chestnut, Momordica ou Boronia). A Impatiens ajuda a acalmar, tranqüilizar, para diminuir a ansiedade, a angústia. É um dos componentes do Rescue.
* Cherry Plum (Bach) – para a perda de controle ou o medo de perder o controle que acompanha esses transtornos. Para o desespero, impulsos, teme perder a razão, tremores, vômitos nervosos, etc. Também é usado para os pensamentos de causar danos a alguém sem motivo aparente (Obs.- descartar a presença de obsessores). Também para crianças que se atiram no chão, batem a cabeça, jogam coisas longe. É indicado para a enurese infantil noturna (Obs.- a causa é o medo. Usar, então, também o Mimulus e/ou o Aspen e analisar e tratar a dinâmica familiar. O Tofranil, medicamento mais usado pela Alopatia para a enurese noturna, tem como um dos seus efeitos colaterais a morte súbita em crianças!).
* Star of Bethlehem (Bach) – para a sintonia que uma pessoa ainda mantém com um fato traumático do seu passado, dessa ou de encarnações anteriores. Ajuda a desconectar-se da situação originária da fobia ou do pânico, que ainda está ativa em seu Inconsciente. Deve-se usar sempre nos casos de fobias e transtorno do pânico pois vai lá na causa, na origem. É similar ao Fringed Violet de Bush e ao Tagetes de Minas.
* Tall Mulla Mulla (Bush) – para a agorafobia (medo em lugares amplos). Para as pessoas que preferem ficar em casa, evitam lugares com muita gente. Nas regressões, encontramos essas pessoas sintonizadas em situações traumáticas de outras encarnações, em praça pública, sendo levadas para a fogueira, forca ou guilhotina. Quando crianças, têm muito medo de entrar na Escola, de pessoas estranhas. Se passaram por uma guerra em outra encarnação, têm medo de barulho de aviões, de foguetes, barulhos fortes repentinos, etc. Não se deve forçar uma criança a entrar no Colégio, ir na casa das pessoas, se elas sentem muito medo disso! Deve-se pensar o que pode ter acontecido em alguma outra encarnação para sentirem isso...

Citei apenas algumas essências florais utilizadas nesses pacientes, mas existem muitas outras mais.
Mas também é obrigatória uma consulta em um Centro Espírita para investigar a presença de Espíritos obsessores que podem estar acompanhando a pessoa que queixa-se de fobia ou pânico. Trabalhei muitos anos em Centro Espírita e não me recordo de não haver alguém “invisível” afetando negativamente as pessoas com essas queixas. Um bom tratamento espiritual, gratuito, as essências florais e algumas sessões de regressão podem curar esses pacientes em poucos meses, definitivamente. Por outro lado, os que usam os psicotrópicos apenas, permanecem dependentes desses medicamentos químicos, geralmente para o resto de sua vida, ainda sintonizados nas situações causais no seu Inconsciente, ou seja, ainda estão lá naquela cadeia, naquela praça, sendo enforcados, guilhotinados, queimados, ou afogando-se, ou no Umbral, e ficam tomando Fluoxetina, Lexotan...


sábado, 9 de maio de 2009

MERIDIANOS



Os meridianos YIN/YANG

terça-feira, 5 de maio de 2009

PRESSÃO ALTA-DO IN


É claro que há enumeros tratamentos alem da alimentação;

tratamentos de fitoterapia,hidroterapia,até dos florais que utilizo,etc ,etc...mas vou so explicar básicamente como aliviar um pouco.

Fazer exercicios matinais gerais rotineiramente.

Como tratamento especifico,usar as unhas dos polegares para pressionar,simultaneamente e durante uns 5 minutos,os pontos 1 do meridiano dos rins( usar o polegar para pressionar o ponto do pé esquerdo e vice-versa.


As melhoras

domingo, 3 de maio de 2009

Algumas dicas interessantes DO-IN


Em traços muito largos,vou realçar aqui algo que podemos fazer por nós,terapeutas ou não,o que,atenção não impede que seja acompanhada por um terapeuta da especialidade.



Assim sendo,começo por uma "doença" que nesta altura do ano é muito comum.



ALERGIA



Pelo menos durante 10 dias aconselho o paciente em crise SEGUIR UMA DIETA DE CEREAIS INTEGRAIS.



O mais importante é eliminar todos alimentos que produzam toxinas,como carnes,ovos,conservas,gorduras,queijos,etc.






Habituar-se a fazer exercicios matinais gerais.Depois,usando o polegar e o indicador,friccionar simultaneamente a ponta superior das orelhas durante tres minutos.

A terapia deve ser repetida tres vezes por dia.



Para as alergias em geral,recomendo a pressão no ponto 12 do meridiano da bexiga.


Para os casos de eczema,o ponto mais indicado é o 6 do meridiano Triplo Aquecedor,e para aqueles que teem urticária,deve se pressionar o ponto 4 do meridiano do intestino grosso.






MP

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sobre a Depressão

Depressão - Sintomas
A sintomatologia depressiva muito variada e muito diferente entre as diferentes pessoas. Por isso a psicopatologia recomenda como válido a existência de apenas três sintomas depressivos básicos e suficientes para sua detecção, no entanto, estes sintomas básicos darão origem à infinitas manifestações desta alteração afetiva. Trata-se, esta tríade, da:1 - Inibição Psíquica,2 - do Estreitamento do Campo Vivencial e,3- do Sofrimento Moral.Compete à sensibilidade do observador, relacionar um sentimento, um comportamento, um pensamento ou um determinado sintoma como sendo a apresentação pessoal e individual de um desses três sintomas básicos, tradução esta adequada a disposição pessoal da personalidade de cada um.Em crianças e adolescentes, por exemplo, o humor pode ser irritável ao invés de triste. O adulto deprimido também pode experimentar sintomas adicionais durante a Depressão. Estes incluem alterações no apetite ou peso, alterações do sono e da atividade psicomotora; diminuição da energia; sentimentos de desvalia ou culpa; dificuldades para pensar, concentrar-se ou tomar decisões, ou pensamentos recorrentes sobre morte ou ideação suicida, planos ou tentativas de suicídio. De qualquer forma, a Depressão deve ser acompanhada por sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou outras áreas importantes da vida do indivíduo. Para algumas pessoas com Depressão mais leves, o funcionamento pode parecer normal, mas exige um esforço acentuadamente aumentado. O estado depressivo freqüentemente é descrito pela pessoa com setimentos de tristeza, desesperança, falta de coragem ou como estando "na fossa" (DSM.IV).
Em alguns casos, a tristeza pode ser negada de início, mas subseqüentemente pode ser revelada pela entrevista, por exemplo, quando a pessoa chora durante a consulta ou pela fisionomia aborrecida e entristecida. Outras pessoas, entretanto, podem se queixar de se sentirem indiferentes, apáticos ou ansiosos ou, ainda, podem referir queixas somáticas sem correspondência clínica mais do que sentimentos de tristeza. Muitos referem ou demonstram irritabilidade aumentada, tendência para responder a eventos com ataques de ira ou culpando outros, ou um sentimento exagerado de frustração por questões menores.
Sofrimento Moral (autoestima baixa)O Sofrimento Moral, ou sentimento de menos-valia, é um fenômeno marcante e desagradável na trajetória depressiva. Trata-se de um sentimento de autodepreciação, auto-acusação, inferioridade, incompetência, pecaminosidade, culpa, rejeição, feiúra, fraqueza, fragilidade e mais um sem-número de adjetivos pejorativos.
Dependendo do grau da depressão, o Sofrimento Moral aparece em graus variados, desde uma sutil sensação de inferioridade até profundos sentimentos depreciativos. Outro fator que complica o diagnóstico é o fato do Sofrimento Moral nem sempre ser consciente e claro à pessoa que o sente. Muitas vezes a pessoa com baixa autoestima recorre a mecanismos de defesa que ofuscam seus verdadeiros sentimentos.
Por exemplo, nas pessoas com importante traço de irritabilidade e agressividade na personalidade, o sentimento de baixa autoestima se manifesta com agressividade, com comportamentos de superioridade ostensiva, com dificuldades gritantes em lidar com as frustrações, com as filas, com ter de esperar, enfim, são pessoas que manifestam essa sensação de estarem sendo "agredidas" de alguma forma, portanto, revidam com mais agressividade.
Em pessoas naturalmente retraídas e introvertidas, a baixa autoestima se faz sentir com mais retraimento ainda, com mutismo e quietude preocupante, com isolamento e extrema dificuldade em expor sentimentos. Por isso, muitas vezes, "preferem" a manifestação somática dessas emoções.
Em pessoas de personalidade ansiosa a baixa autoestima faz com que os outros (notadamente, a opinião dos outros) pareçam inimigos em potencial, capazes que são de depreciar, de julgar, de avaliar... Portanto, nada mais sensato que apresentarem, esses pacientes, quadros fóbicos sociais, evitação, sintomas autossômicos quando diante de outras pessoas, e assim por diante.
Quando a Depressão adquire características muito graves e psicóticas, o Sofrimento Moral pode ser aparecer sob a forma de delírio. Nesse caso seria o delírio humorcongruente. Um judeu, psicótico depressivo, durante uma de suas crises de depressão profunda apresentava um pensamento francamente delirante, o qual dava-lhe a certeza de ter parte de seu cérebro apodrecido. Outrossim, julgava-se culpado por ter ingerido, contra sua crença religiosa, carne suína há mais de 15 anos. Uma espécie de punição divina aplicada ao pecador incauto.
O prejuízo da autoestima proporcionado pela Depressão Grave ou Psicótica, pode ainda determinar uma ideação claramente paranóide, onde a culpa adquire uma posição destacada. Para fins de diagnóstico, deve-se ter em mente que nas psicoses esquizofrênicas, onde freqüentemente aparece a ideação paranóide, a autoestima não se encontra perturbada como nos estados depressivos psicóticos. Esta observação pode auxiliar o diagnóstico diferencial entre uma depressão com sintomatologia psicótica (ideação deliróide) e uma psicose esquizofrênica (com delírios).
O Sofrimento Moral deve ainda ser considerado o maior responsável pelo desfecho suicida das depressões severas. Aparece como uma prova doentia da incompetência do ser, de seu fracasso diante da vida e de sua falência existencial. Enquanto nos estados eufóricos a autoestima se encontra patologicamente elevada e as idéias de grandeza proporcionam uma aprazível sensação de bem-estar, na Depressão a pessoa se coloca numa das posições mais inferiores entre seus semelhantes.
Organicamente, uma pessoa com Sofrimento Moral, portanto, com tendência a autodepreciar-se em todos os sentidos, pode entender uma simples dor de estômago como prenúncios de um câncer gástrico, uma tontura trivial com indícios de um derrame iminente, uma tosse frugal como sugestiva de câncer de pulmão ou tuberculose, uma simples gripe como sinal de AIDS, etc.
Inibição Global (apatia e desinteresse)A Inibição global do organismo é um dos sintomas básicos da Depressão e se manifesta como uma espécie de freio ou lentificação dos processos físicos e psíquicos em sua globalidade, uma lassidão e lerdeza generalizada de toda a atividade corpórea. Em graus variáveis, esta inibição geral torna o indivíduo apático, desinteressado, lerdo, desmotivado, com dificuldade em suportar tarefas elementares do cotidiano e com grande perda na capacidade em tomar iniciativas.
Os campos da consciência e da motivação estão seriamente comprometidos, advindo daí a dificuldade em manter um bom nível de memória, de rendimento intelectual, da atividade sexual e até da agressividade necessária para tocar adiante o dia-a-dia. Percebemos os reflexos desta Inibição Global em várias áreas da atividade da pessoa, inclusive na diminuição da atividade motora e até na própria expressão da mímica, fazendo com que o paciente tenha aparência de abatimento e de desinteresse.
A Inibição Global tem sido a responsável pelo longo itinerário que muitos pacientes percorrem antes de se acertarem com um tratamento psíquico. A primeira idéia que os pacientes deprimidos têm, estimulados também pela família, é que seu mal estar pode resultar de alguma anemia, fraqueza, problema circulatório..., depois passam a tratamentos alternativos de macrobiótica, yoga, tai-chi-chuam..., submetem-se a tediosos a passeios de gosto duvidoso, levados por amigos bem intencionados e, muitas vezes, consultam até um neurologista. Este ponto costuma ser o mais próximo que chegam do aparelho psíquico e, normalmente, a causa psíquica é a última a ser questionada, embora seja a primeira que se faz sentir.
As pessoas que rodeiam o paciente com Inibição Global são solícitas em lembrá-lo de que a vida é boa, ressaltam que nada lhes falta, que gozam de saúde, que não são ricos mas tem gente em pior situação, que pertencem a uma família decente e compreensiva... O paciente, por outro lado, não sendo um retardado mental, sabe de tudo isso e as palavras estimulantes apenas aumentam sua perplexidade, sua culpa e seu aborrecimento consigo próprio.
A Inibição Global é secundária à Depressão, é um sintoma decorrente da Depressão e não uma doença que corrompe o juízo crítico, tornando os pacientes completamente desorientados em relação às condições de sua vida ou de sua família.
Outro conceito importantíssimo, é que a Inibição Global é conseqüência da depressão e não o contrário. Essa colocação é importante porque, comumente, o público leigo costuma recomendar à pessoa deprimida para que se esforce e se mobilize para melhorar da depressão, quando na realidade seria o contrário, ou seja, deve melhorar da depressão (tratar) para mobilizar-se normalmente e sem ninguém para pedir.
Estreitamento Vivencial (perda de prazer)Estreitamento Vivencial é a expressão mais adequada para representar a perda progressiva da pessoa deprimida em sentir prazer. A palavra para designar o ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer é Anedonia, ou seja, a incapacidade em sentir prazer por todas as coisas. No Estreitamento Vivencial o universo de interesses e de prazeres pelas coisas da vida vai sendo cada vez menor e mais restrito.
De fato, o interesse humano está indissoluvelmente ligado ao prazer; nos interessamos por aquilo quer nos dá prazer, por aquilo com o qual temos alguma ligação afetiva. Em situações normais a pessoa abre para si um leque de interesses: interesse pelas notícias, pelos esportes, pela companhia de amigos e pessoas queridas, pelo conhecimento em geral, pelos passeios, pelas novidades, pelas compras, pelas artes, pelos filmes, pela comida, pelas revistas e jornais, enfim, cada pessoa nutre um rol de interesses pessoais, evidentemente, interesses por coisas que lhe dão prazer.
Pois bem. No Estreitamento Vivencial da depressão esse leque de interesses vai se fechando, aparecendo progressivamente um desinteresse e desencanto pelas coisas. Há um momento onde a preocupação com o próprio sofrimento toma conta de todo interesse vivencial do deprimido.
Não há ânimo suficiente para admirar um dia bonito, para se interessar na realização ocupacional, para degustar uma boa bebida, para deleitar-se com um filme interessante, para sorver uma boa companhia, para incrementar a discoteca, visitar um amigo...
No rol de ocupações do deprimido com Estreitamento Vivencial acaba só existindo a preocupação consigo próprio e com sua dor. Nada mais lhe dá prazer, nada mais pode motivá-lo. Neste caso, o leque do campo vivencial fica tão estreito que só cabe nele o próprio paciente com sua depressão, o restante de tudo que a vida pode oferecer não interessa mais, a própria vida parece não interessar mais.
Enquanto a Inibição Global pode ser entendida como um aspecto exterior do relacionamento do indivíduo com o mundo, como uma espécie de prejuízo em sua performance, em seu rendimento pessoal e de relacionamento com as coisas, o Estreitamento Vivencial, por sua vez, denota uma alteração mais interior, um prejuízo nas impressões que o mundo e a vida causam no sujeito.
Um é centrífugo o outro centrípeto. Na Inibição Global as coisas são feitas com dificuldade e lerdeza, com maior esforço físico e mental. No Estreitamento Vivencial as coisas nem sequer serão feitas.
Como se manifesta a DepressãoSaber como, exatamente, a pessoa apresenta sua depressão é uma questão complicada. Como dissemos, as manifestações depressivas são muito variadas e extremamente dependentes da personalidade de cada um.
Mas uma coisa é certa; a Depressão costuma estar junto com a maioria dos transtornos emocionais, ora aparecendo como um sintoma de determinado estado emocional, ora apenas coexistindo com quadros ansiosos, outras vezes como causa de determinados transtornos. Em muitas situações psíquicas a Depressão se encontra presente, às vezes de forma típica outras vezes dissimulada.
A Depressão aparece como um sintoma associado e impregnando todo o viver dos pacientes emocionais em geral, tanto sob sua forma típica, com tristeza, choro, desinteresse, etc, quanto em sua forma atípica, com somatizações, pânico, ansiedade, fobia, obsessões.
De qualquer forma, o que encontramos mais freqüentemente nos distúrbios depressivos são os sintomas atrelados a essa afetividade alterada. Normalmente os sintomas afetivos não proporcionam prejuízo significativo da crítica mas, apesar do juízo crítico estar conservado, as vivências do deprimido terão representação alterada, serão suportadas com grande sofrimento e com perspectivas pessimistas.
Assim sendo, a interpretação e valorização afetiva da realidade podem ter seu caráter alterado, de acordo com a intensidade da Depressão: a pessoa deprimida poderá simplesmente apresentar idéias falsas sobre a realidade, nos casos mais leves ou, nos casos mais graves, poderá desenvolver delírio franco sobre a realidade.
Em sua forma típica e clássica a manifestação da depressão depende sempre da maneira (quadro clínico, freqüência, intensidade) com a qual se manifesta o chamado Episódio Depressivo. Assim sendo, estudando o Episódio Depressivo entenderemos as manifestações clínicas de todas as depressões típicas. Enfatizando sempre o termo "típico".
Apesar de não ser bem o propósito dessa obra classificar doenças, estando mais preocupados em fazer entender as emoções, mesmo assim vamos dar uma pincelada em alguns aspectos classificatórios importantes para o entendimento global.
Saber se o estado depressivo é Leve, Moderado ou Grave é apenas uma questão da intensidade com que se apresenta o Episódio Depressivo. Saber se esse estado depressivo é uma ocorrência única na vida da pessoa ou se é repetitivo, dependerá da freqüência com que os Episódios Depressivos se apresentam. Saber se o Transtorno Afetivo em pauta é simplesmente um quadro depressivo ou se é bipolar, dependerá do fato dos Episódios Depressivos serem a única ocorrência afetiva ou se coexistem com episódios de euforia. Enfim, como se vê, estudando o Episódio Depressivo, sua intensidade, freqüência e apresentação, podemos classificar o tipo de Transtorno Afetivo.
Devido ao fato dos estados depressivos se acompanharem, com assiduidade, de sintomas somáticos, a existência ou não destes sintomas também acaba fazendo parte da classificação. Da mesma forma, a presença concomitante ao Episódio Depressivo com sintomas psicóticos determinará diferentes classificações.
Cumprindo apenas um propósito acadêmico, e aproveitando para mostrar que a classificação dos Transtornos Afetivos (ou do Humor) é relativamente fácil, relacionamos abaixo a classificação formal, de acordo com a CID.10 (Classificação Internacional das Doenças).
Delírio na DepressãoO Delírio Depressivo aparece só nos quadros muito graves. Normalmente surge sob a forma de Delírio de Pecado, quando a idéia principal é de culpa, ou quando o problema é a saúde, sob a forma de Delírio de Doença. Se o medo diz respeito à fortuna, surgirá o Delírio de Ruína ou de Empobrecimento.
Percebe-se claramente que todos esses 3 tipos de delírios depressivos dizem respeito à severo prejuízo da auto-estima.
O doente com Delírio Pecaminoso crê, sem razão, ter cometido os piores crimes e pecados ou aumenta pequenas transgressões reais e tentações, mesmo apenas em pensamentos, para um pecado imperdoável. Por este motivo não apenas o próprio paciente, nesta vida e na vida além da morte, como também todos os seus parentes e até todo o mundo será castigado de forma indescritível.
O Delírio de Empobrecimento ou o castigo muitas vezes é pensado de forma contaminante; não é apenas o doente a ser castigado por suas dívidas ou irá morrer de fome, mas também seus parentes terão igual destino.
O Delírio de Doença depressivo é a crença de ter determinadas doenças, sempre especialmente graves. Devemos estabelecer uma distinção entre este delírio da depressão, do Delírio Hipocondríaco, que surge na Esquizofrenia ou na Psicose Delirante Persistente, sem necessária existência de depressão.
Via de regra existe também uma diferença no fato de que o Delírio de Doença depressivo transfere para o futuro o pior que poderá acontecer, ao passo que o hipocondríaco se preocupa com o presente. O depressivo crê sofrer de obstrução intestinal e que irá morrer de forma especialmente horrenda; o hipocondríaco sofre, neste momento atual, em função de constipação intestinal e exige e espera ajuda.
Interesse, Apetite e Sono na DepressãoA perda de interesse ou prazer quase sempre está presente, pelo menos em algum grau nas pessoas com Depressão.
Os pacientes podem relatar menor interesse por passatempos, "não se importar mais", ou a falta de prazer com qualquer atividade antes considerada agradável.Os membros da família freqüentemente percebem um certo retraimento social ou descaso para atividades agradáveis, como por exemplo, jogar, assitir tv, ler revistas, reunir-se com amigos, brincar com netos e/ou com colegas, etc.
Em muitos casos há uma redução significativa nos níveis de interesse ou do desejo sexual.
O apetite geralmente está reduzido, sendo que muitos indivíduos sentem que precisam se forçar a comer. Outros, por outro lado, podem ter uma incômoda avidez por alimentos específicos, como por exemplo, chocolates, doces, etc.
Quando as alterações no apetite são severas, seja por diminuição ou aumento, pode haver uma perda ou ganho significativos de peso.
A perturbação do sono mais comumente associada com um Episódio Depressivo é a insônia, tipicamente intermediária, ou seja, com despertar durante a noite e dificuldade para voltar a dormir. Menos freqüente é a insônia terminal, isto é, despertar muito cedo, com incapacidade de conciliar o sono novamente. A insônia inicial, isto é, a dificuldade para adormecer, embora menos freqüente, também pode ocorrer.
Além disso, alguns pacientes apresentam, curiosamente, uma sonolência excessiva (hipersonia), na forma de episódios prolongados de sono noturno ou de sono durante o dia.

Para estes sintomas,normalmente receito Florais de Bach

O SHIATSU é de grande utilidade para elevar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças. O SHIATSU alivia dores no corpo e resolve pequenos distúrbios orgânicos, mas o seu grande potencial está em tornar o paciente consciente do seu próprio "corpo". E o "corpo" não é apenas o corpo físico, armazenando igualmente emoções e sentimentos, reflectindo também nosso estado emocional. Entre os benefícios que o SHIATSU apresenta para o organismo, poderão destacar-se: · Flexibiliza a pele · Melhora do sistema circulatório · Flexibiliza o sistema muscular · Ajuda à recuperação do equilíbrio do sistema ósseo · Facilita as funções do sistema digestivo · Melhora o controlo do sistema endócrino · Regula as funções do sistema nervoso.